terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Como ser bom no skate?




     Você já deve ter ouvido falar por aí que praticar algum esporte é sempre melhor do que não praticar nenhum. Embora seja fato, esse tipo de afirmação não difere quem quer sair do sedentarismo para quem quer ser realmente muito bom no que faz. E tem muita gente que pensa, antes de ingressar em um esporte, que o caminho para o estrelato e a profissionalização vai ser fácil, independente dos níveis de qualidade adquiridos ao longo dos anos pela prática.
Com o skate, a história é um pouco diferente. Primeiro, para chegar a níveis profissionais, quase sempre é necessário ter um bom patrocínio por trás da possibilidade de se participar de todos os eventos. O skate não é um esporte tão caro como kart e tantos outros, mas não dá pra chegar muito longe sem uma boa reserva de dinheiro ou, claro, sem um bom patrocínio – mesmo porque as disputas são, na maioria das vezes, em outros países.

     E segundo porque para conseguir esse tipo de patrocínio que o leve a competir em qualquer lugar, a qualquer hora, não basta você ser skatista. Tem que ser muito bom, estupendo, espetacular, chamar a atenção, fazer e inventar manobras, ter personalidade e experiência em cima das rodinhas. Em um esporte como esse não se espera nada menos do que genialidade nos níveis profissionais – e grandes skatistas, que começaram “tarde” no esporte, estão aí para provar que nem sempre esse talento é fruto, apenas, de dom divino.
Para ser bom em um esporte como o skate, a primeira coisa que o esportista deve ter em mente é que desistir não é uma opção. Para conseguir chegar a níveis mais altos dentro do esporte haverão quedas, muitos machucados, alguns ossos quebrados, cicatrizes e outros resultados, mas é enfrentar os medos e praticar como se aquilo fosse o mais importante da vida é que vai elevar o skatista a um outro nível. E, quando nesse nível superior, haverão portadas na cara, patrocínios furados ou até mesmo a falta de patrocínio, e nessa parte da história a desistência também deve passar longe. Só consegue brilhar no esporte quem persiste.

     Como a prática deve ser constante, para que a perfeição possa chegar sempre mais rápido, é preciso que o skatista também tenha, além da força de vontade, bons equipamentos à disposição. O kit cotoveleira – capacete – joelheira deve estar sempre em mãos, o shape do skate deve estar bem conservado, com a lixa potente, e as rodinhas também não devem nunca ter avarias. Se alguma coisa estragar, conserte ou troque imediatamente. O bom aspirante a skatista deve ter sempre em mente que uma prática de qualidade é aquela que provém de equipamentos de qualidade. A roupa de um skatista também pode ajudá-lo nessa parte da trajetória, apesar de ser mais uma questão de estilo do que, necessariamente, de segurança.
Mas o segredo de tudo está em não ter medo de cair, porque isso é uma coisa que sempre – acredite: sempre – vai acontecer. O jeito, então, é aprender a cair, para que quando aconteça os machucados possam vir em menores proporções. Um bom skatista é aquele que enfrenta em cima da prancha do asfalto seus principais medos e frustrações, e mesmo assim não deixa que nada o impeça de continuar. É com a persistência no esporte, muito treino e nenhum medo que ele será mostrado, aos poucos, no que pode se tornar em cima de um skate.

veja algumas fotos do esporte...






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou comente, não gostou então tambem comente!