segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Soja na Alimentação

Os chineses já conhecem o potencial da soja para uso na alimentação há milênios, mas somente nos últimos anos, os ocidentais passaram a considerar a soja como alimento funcional, aquele que, além das funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde.
        Atentos às características especiais do grão, pesquisadores e técnicos da Embrapa Soja trabalham no desenvolvimento de cultivares de soja ainda mais adequadas ao consumo humano, entre outras atividades que visam promover o uso da soja na alimentação. Desde 1985, ano em que o programa da Embrapa Soja para incentivo de utilização de soja na alimentação humana iniciou, foram desenvolvidas oito cultivares de soja com conquistas que vão desde a diminuição do sabor característico da soja (sabor mais suave) ao tamanho da semente e teor de proteínas, entre outras características. A Embrapa Soja também desenvolve diferentes receitas, onde a soja e seus produtos derivados são incorporados a pratos tradicionais da culinária brasileira. Nesta página, você vai conhecer o que a Embrapa Soja faz para levar a soja, cada dia mais gostosa, até a sua mesa.

Prêmio Péter Murányi
 
        Além do desenvolvimento de novas tecnologias, a equipe do programa da Embrapa Soja publicou mais de 10 livros de receitas, 20 folders informativos sobre os mais variados assuntos referentes à soja na alimentação e realizou inúmeros cursos de culinária e palestras. Chama atenção o grande número de multiplicadores capacitados nos 351 cursos organizados pelo Programa: 6.308 pessoas aptas a disseminar as técnicas e os benefícios da soja a outras milhares de pessoas interessadas em manter a saúde e o bem estar.
        Ao longo destes 24 anos, a soja deixou o status de mero componente industrial dos alimentos, utilizado para garantir propriedades como textura, para ser o componente principal e ganhar as gôndolas dos mercados, agora com sabor agradável e a vantagem de ser um alimento funcional e nutritivo.
        Por todas essas iniciativas, o Programa da Embrapa Soja para Incentivo à Utilização da Soja na Alimentação, recebeu o Prêmio Peter Murányi 2008. A Fundação Péter Murányi e o Prêmio foram idealizados e concebidos pelo empresário húngaro Peter Murányi, cidadão brasileiro desde 1949. O Prêmio é concedido anualmente, desde 2002, em reconhecimento a trabalhos nas áreas de saúde, alimentação, educação ou desenvolvimento científico e tecnológico, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos povos situados abaixo do paralelo 20 de latitude norte (hemisfério sul), região onde estão localizadas as populações em desenvolvimento. Os trabalhos inscritos para o Prêmio são avaliados por uma comissão composta por personalidades de renome internacional, o que fortalece ainda mais a importância do reconhecimento.

Fonte: Embrapa.


Agora que sabemos um pouco mais sobre esta leguminosa que tal algumas receitas para aproveitar ainda mais este alimento tão nutritivo!

Soja com cogumelos e verdurasIngredientes (para 4 pessoas):
2 chávenas de soja em cubos
4 chávenas de água
azeite q.b
1 cebola grande
2 dentes de alho
sal q.b
1 folha de louro
1 chávena de molho tomate ou tomate bem picado
100g cogumelos
2 chávenas de legumes (ervilhas, feijão-verde, milho, etc)

Preparação:
Coloque a soja de molho durante cerca de meia-hora, sendo a água o dobro da soja.
Num tacho faça um refogado com um pouco de azeite, a cebola picada, alho picado e sal. Depois, junte o molho de tomate ou o tomate picado e uma folha de louro. Acrescente os cubos de soja demolhados e os cogumelos. De seguida adicione os legumes (escolha os legumes a gosto, tanto podem ser frescos como congelados), por exemplo ervilhas, feijão-verde, milho, cenoura, rebentos de soja, etc.
Acrescente água até cobrir os legumes e, quando estiver a ferver, ponha em lume brando cerca de 15 minutos.

Sugestão: Como acompanhamento, pode juntar ao molho de soja e verduras batatas aos cubos. Mas também pode acompanhar com massa ou arroz cozidos à parte.


Empadão de soja e espinafres
Ingredientes:
1 chávena de soja fina
2 dentes de alhos
1 cebola pequena
½ chávena de polpa de tomate
8 batatas grandes
leite de soja q.b
espinafres congelados q.b
azeite q.b
sal q.b
pão ralado q.b

Preparação:
Demolhe a soja durante alguns minutos. Num tacho, coloque um pouco de azeite e refogue os alhos e a cebola picada. Junte a soja, a polpa de tomate (ou dois tomates bem picados) e tempere a gosto. Deixe cozinhar alguns minutos.
À parte coza as batatas. Quando estiverem bem cozidas reduza-as a puré, junte um fio de azeite e um pouco de leite de soja e misture bem.
Descongele os espinafres (ou se preferir coza meio molho de espinafres).
Num pirex, disponha uma camada de puré, outra de soja e outra de espinafres e assim sucessivamente até encher o recipiente, terminando com uma camada de puré. Polvilhe com pão ralado e leva ao forno cerca de 15 minutos a gratinar.



Bolonhesa de Soja
Ingredientes (para 4 pessoas):
2 chávenas de soja fina
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
6 colheres de sopa de molho de soja
2 cenouras
600ml de concentrado de tomate
sal q.b
noz-moscada q.b
1 ramo de salsa
esparguete integral q.b

Preparação:
Coloque o granulado de soja dentro de água, durante cerca de 20 minutos, para que hidrate, inche e aumente de volume.
Pique a cebola e o alho bem fininhos e deixe alourar ligeiramente no azeite quente. Junte logo de seguida o concentrado de tomate e um pouco de água para aumentar a quantidade de molho.
Escorra a água da soja através de um passador. Regue a soja com o molho de soja, e aguarde 2-3 minutos.
Introduza a soja no molho de tomate e misture bem. Junte a cenoura em cubos pequenos.
Adicione o sal e a noz moscada.
Tape e deixe cozer em lume brando durante cerca de 20 minutos.
Quando estiver pronto adicione a salsa muito picadinha, e tape novamente.
Entretanto coze esparguete integral para acompanhar a soja.


Salada Energia de Soja
Ingredientes:
1 chávena de feijão de soja
água
sal a gosto
1 cebola picada
1 tomate
alho
cheiro verde
limão
azeite ou óleo de sésamo

Preparação:
Deixe de molho o feijão de soja durante a noite.
Cozinhe durante 30 minutos na panela de pressão.
Escorra e tempere com todos os outros ingredientes.
Bom Apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou comente, não gostou então tambem comente!